Pular para o conteúdo

The Wheaton Test – O Teste Wheaton para Relacionamentos

06/08/2013

Você conhece o Wil Wheaton?

Mais famoso por seu papel clássico em “Star Trek: A Nova Geração” como o moleque pentelho Wesley Crusher, Wheaton hoje é famoso como celebridade nerd no YouTube, Tumblr e além, incluindo o seriado de integridade nerd duvidosa “The Big Bang Theory” (“Big Bang: A Teoria”). Ele é o cara dessa foto genial que abre este texto, e ele tem algumas coisas legais para dizer.

Quem segue Wil Wheaton no Tumblr (e até quem não, geralmente) sabe que ele também é bem engajado em ativismo em várias frentes e, no geral, em querer que as pessoas sejam legais.

Sério, uma das máximas dele é a frase “Don’t be a dick.” Ou, em tradução livre, “Não seja cuzão.”

E ele chegou a fazer posts e jogar idéias sobre relacionamentos também – sério, se tiverem tempo, o conteúdo dele é bem legal.

Mas voltando ao ponto: recentemente o tumblr Of Ravens and Writing Desks da editora Smithcraft Press fez uma imagem genial agrupando uma série de máximas de Wil Wheaton a respeito de relacionamentos.

(EDIÇÃO: O autor do texto, o senhor Adam Byrn Tritt nos agraciou com sua visita, informando a autoria do texto que ainda estava nebulosa e ainda compartilhou a história de como o teste se originou. Vejam a imagem e depois não deixem de conferir o texto dele: http://adamtritt.com/2013/08/03/the-wheaton-test-or-what-i-need-to-know-about-you-before-the-second-date/)

E ainda que seja tendenciado para um lado mais nerd em uma ou duas das frases, a imagem dá muito material para pensar sobre nós e sobre o que procuramos nos outros. Eu teria comentários para alguns, mas diferente do meu hábito de pensar demais nas coisas, não vou me intrometer mais neste conteúdo que já achei genial, e vou deixar para pensarem à vontade.

Vou reproduzir abaixo – é só clicar para ver em tamanho grande:

Pra quem não entende inglês, uma adaptação minha:

O Teste Wheaton
Ou O Que Eu Preciso Saber Sobre Você Antes do Segundo Encontro

Você tem paixão por alguma coisa. Qualquer coisa. Está na sua alma. Você nunca consegue ter o suficiente disso. Não importa se sua paixão é diferente da minha. É a paixão que é importante.

Você acha que ser feliz é mais importante que estar certo, e ser gentil é mais importante do que provar que você está correto(a).

Você possui eletrônicos, e os utiliza; eles não possuem e utilizam você. Eles são ferramentas. E eles não são mais importantes do que a pessoa sentada a seu lado.

Você sabe que a vida não deve a você amor, ou dinheiro, ou felicidade – você não espera que as coisas caiam no seu colo. Você sabe que você pode ter o que você dá. Você consegue o que você celebra.

Você tem mente aberta, e um coração aberto, mas sabe o valor de ter pensamento crítico.

Você se diverte em ser geek, ou nerd, ou um pouco excêntrico(a), ou avant-garde, ou único(a). Quem você é não tem nada a ver com quem qualquer outra pessoa é, ou o que elas esperam.

Você tem interesse no mundo natural – física, química, biologia, esse tipo de coisa. É normal. Você acha estranho quando as pessoas não tem. Afinal, nós somos parte deste universo. Nós vivemos aqui.

Você nunca para de aprender. Você nunca para de explorar.

Você não faz distinção entre vida, ciência e arte. Você sabe que “Tudo está conectado” é mais que um clichê.

Você sabe que “se comportar de acordo com sua idade” é besteira. Não existe “velho demais” ou “jovem demais” – para qualquer coisa.

Você sabe que gramática e pontuação são importantes porque se algo é digno de ser dito, é digno de ser dito claramente.

Tudo é uma desculpa para criatividade.

Quando alguém diz que seu número favorito é 42, eles não tem que lhe explicar.

Você acredita que drama é algo que só pertence a um palco, uma tela, ou literatura.

Você sabe que contos de fadas e histórias de folclore são importantes. E você sabe porque.

Você sabe que nada é sagrado – e que tudo é.

Você sabe que a sobrevivência nunca vale o custo de não curtir a vida.

Você leva a sério o que você faz, mas não se leva tão a sério. E você não leva as coisas para o lado pessoal.

E você sabe quem é Wil Wheaton.

3 Comentários
  1. So happy to see this here. I am the main author of The Wheaton Test and you can read the story of how I came up with the test on my blog: http://adamtritt.com/2013/08/03/the-wheaton-test-or-what-i-need-to-know-about-you-before-the-second-date/

    Thanks,

    Adam

    • rodrigoortiz permalink

      Hey Adam! That’s good to know =) I found the poster at Wil Wheaton’s tumblr with reference to Smithcraft Press and little other information.

      Thanks for the story, I’ll make sure to link it on the post as well.

      And also thank you for this fantastic work and insights.

      Rodrigo

Trackbacks & Pingbacks

  1. Se seu senso moral depende de uma religião, alguma coisa está errada. | Tenho Problemas com Isso

Deixe um comentário